quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Thiago, Diego, Rick e Ronaldo

Thiago e Ronaldo moram no Rio, Diego em Macuco e Rick em Cantagalo. Os quatro têm em comum a juventude, a criatividade e o gosto pela literatura como forma de expressão. Os quatro vão se apresentar na FLIM.

Pássaros Artificiais: HQ de Diego Aguiar Vieira
Diego Aguiar Vieira, da pequenina Macuco, é, provavelmente, o mais vanguardista. Combina a prosa literária com as histórias em quadrinhos, mistura tudo e faz um "pacote" que estimula o leitor a criar/montar as histórias junto com ele. Vai fazer na FLIM uma palestra sobre narrativas pós-regionalistas. O que é isso? Ora, vamos descobrir ouvindo o Diego.



O cantagalense Rick da Cunha é contista e poeta. Produz microcontos, o novo gênero literário de poucas palavras, nascido sob medida para as novas mídias. Já participou de outras edições da FLIM. Este ano lança aqui um livro de poemas, Da varanda do mundo.

Thiago David também é poeta. O lançamento de seu livro A poesia da notícia coroa um curioso projeto que durou um ano e lhe exigiu muita disciplina: todo os  dias, abrir o jornal, escolher uma notícia e escrever um poema. Como se vê, poetas são capazes de achar poesia até no noticiário dos conturbados tempos que vivemos.

O carioca Ronaldo Junior vem com O verso sou eu, um volume com 60 poemas que ele vai autografar logo após a apresentação de "Poesia e os Direitos do Homem", um compartilhamento de textos inspirados em artigos da Declaração dos Direitos do Homem. O documento, proclamado durante a Revolução Francesa, está completando 228 anos neste dia 26 de agosto. Ronaldo Junior vai participar junto com o também poeta Thassio G. Ferreira e a mediadora Valéria Martins. O público pode obter pela manhã cópias dos artigos na Tenda do Dezessete, na Praça Frouthé, e escrever um texto para compartilhar à tarde. Vejam aqui os horários das aparesentações:

Sábado 26 de agosto

15h às 16h
Pássaros Artificiais: Narrativas pós-regionalistas e HQ – Com Diego Vieira, no Sr. Café

15h30 às 17h
Poesia e os Direitos do Homem – Bate-papo comemorativo do 228o aniversário da Declaração dos Direitos do Homem. No Tendão Cultural

17h às 18h
Da varanda do mundo – Lançamento do livro de poemas de Rick da Cunha. No Sr. Café

Domingo – 27 de agosto

10h às 11h
A Poesia da Notícia– Lançamento do livro de Thiago David e bate-papo com o autor sobre o projeto “Um poema por dia”, baseado em notícias de jornal.
Tendão Cultural

2 comentários:

  1. Vai fundo barqueiros. Vamos mostrar pra todos as crianças aquilo que tem que ter mais nas Escolas. A leitura infantil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Nivaldo. Mais leitura = mais educação = um Brasil melhor

      Excluir

Seguidores

Arquivo do blog

A cidade

Encravada na Serra Fluminense, a 230 quilômetros do Rio de Janeiro, Santa Maria Madalena mantém a arquitetura do tempo dos barões do café, em meio ao verde da Mata Atlântica. Sua combinação de beleza e simplicidade encanta os visitantes.


OUTRAS FLIM


Como chegar,
Onde ficar

Informações

culturaflim@gmail.com

Créditos

Projeto gráfico: AndersonGrafus
Foto da Pedra Dubois: Leandro Almeida