terça-feira, 22 de agosto de 2017

Para quem ama sua cidade

Num país em que as zonas rurais se esvaziam cada vez mais, com a transferência das populações para as cidades, as disputas pelo uso do espaço urbano se intensificam. Ambulantes contra lojas, motoristas contra ciclistas, edifícios contra casas, e por aí vai. Pessoas contra pessoas.  
Regina: lutas por espaço

"Planejar uma cidade significa cuidar para que o seu crescimento não ocorra de modo improvisado.O planejamento pode contribuir para que os benefícios da vida urbana sejam distribuídos equilibradamente", explica a arquiteta e urbanista Regina Bienenstein, professora da Universidade Federal Fluminense. 

Quem ama sua cidade, qualquer que seja ela, não pode perder o bate-papo de Regina com o público da FLIM no domingo às 12h no Tendão Cultural. As ações de planejamento variam de acordo com a visão de mundo que temos, bem como com os interesses de cada grupo social. Como planejar uma cidade, tendo em conta interesses e opiniões não só diferentes, mas também divergentes e até contraditórios? E quais são os instrumentos legais de planejamento à disposição dos municípios? Estes são alguns dos temas que a urbanista vai abordar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

A cidade

Encravada na Serra Fluminense, a 230 quilômetros do Rio de Janeiro, Santa Maria Madalena mantém a arquitetura do tempo dos barões do café, em meio ao verde da Mata Atlântica. Sua combinação de beleza e simplicidade encanta os visitantes.


OUTRAS FLIM


Como chegar,
Onde ficar

Informações

culturaflim@gmail.com

Créditos

Projeto gráfico: AndersonGrafus
Foto da Pedra Dubois: Leandro Almeida